CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
RELATÓRIO DE PRÁTICA
- Identificação
Nome do Aluno: Josenildo de Jesus Silva e-mail: jnfideles@yahoo.com.br
RA: 1008470 Pólo: Caraguatatuba Turma: Licenciatura em Computação
Escola: EMEI/EMEF “Pedro João de Oliveira”.
Diretor: Ercília Pereira Ribeiro.
Professor Coordenador: Taíse Romeiro Ferreira.
Professores presentes: As Professoras da Educação Infantil - Jaqueline - maternal,
Ivonete - Nível I e Márcia - Nível II. E a professora do Ensino Fundamental – Cíntia – 2ª e 3ª série.
Sites apresentados:
Sônia – https://www. marciolrp.com/sonia
Silmara –https://www.marciolrp.com/machado
Adauto – https://br.geocities.com/praticabarreto
Roseli – https://www.roseli.orgfree.com
Josenildo – https://bianca.no.comunidades.net
Diva – https://comopossoteajudar.6te.net
Horário do HTPC: das 17h45min às 20h45min
Data do HTPC: 22 de maio de 2007
RELATÓRIO DE PRÁTICA
A unidade escolar visitada localiza-se município de Caraguatatuba, SP, no bairro Tabatinga. O referido estabelecimento de ensino possui no mesmo espaço físico ensino fundamental (1ª a 4ª serie) e educação infantil.
A reunião semanal para trabalho coletivo dos professores (HTPC) na qual pude participar, iniciou-se aproximadamente as 17:30 hrs com as professoras de educação infantil apresentando e selecionando fotos para o projeto CECEMCA que trabalha o meio ambiente interdisciplinando com as áreas de educação infantil objetivando o conhecimento para posterior ancoragem do ensino fundamental.
Foi solicitado pela coordenadora que algumas professoras planejassem o HTPC seguinte, trazendo material para o tema a ser abordado que seria o ensino prazeroso de matemática.
Uma docente que ministra aulas na 2ª serie fez uma breve explanação sobre recuperação paralela. Daí em diante houve troca de experiências e atividades entre os educadores.
Devido a estarmos iniciando o mês de junho, foi tema de discussão o planejamento das festas juninas escolares assim como o que aproveitar do contexto histórico das mesmas para ser inserido em sala de aula.
Ao questionarmos sobre educandos com necessidades educacionais especiais, nos foi exposto que nessa unidade escolar existem ao menos cinco casos comprovados de inclusão:
Grazielle ( 10 anos) - Condutas Típicas, freqüentando a 1ª série tem a seu dispor atendimento feito por Fonoaudióloga, assim como é acompanhada por uma Terapeuta Ocupacional além de ser atendida pelo Projeto Equoterapia;
Bruna (13 anos) – Síndrome de Down, freqüenta a 4ª série, é atendida pelo Projeto Equoterapia;
Renato (12 anos) – PC (Deficiência da Piruvato Carboxilase), freqüenta a 2ª série, utiliza-se de materiais especiais alem de possuir uma carteira especifica para seu uso, sendo também atendido pelo Projeto Equoterapia;
José Augusto (13 anos) – PC (Deficiência da Piruvato Carboxilase), freqüentando a 2ª série apresenta dificuldades (grau baixo) sendo que o mesmo tem acompanhamento por parte de Terapeuta Ocupacional e Psicóloga.
Juan (09 anos) – Déficit Visual de alto grau, o mesmo freqüenta a 1ª série, tem acompanhamento constante com especialista em Olfalmologia, alem de também se utilizar materiais específicos relacionados a sua patologia;
Os alunos mencionados recebem atendimento diário por parte de uma docente de nome Márcia que é integrante do Projeto Despertar, a mencionada professora repassa sistematicamente informações e orientações aos professores responsáveis pelos educandos com necessidades educacionais especiais.
Tivemos a oportunidade de verificarmos que a escola faz uso do Visual Class, o que de certa forma nos deixou mais à vontade no intuito de justificarmos a nossa presença naquela reunião.
Solicitamos um momento ao final da reunião (HTPC) para que pudéssemos expor uma breve idéia relativa ao nosso trabalho de pratica, neste momento fizemos uma pequena explanação a respeito do site que cada um havia desenvolvido (obs: fui acompanhado de outros colegas do Claretiano) e sua correlação com o ensino, após a apresentação dos sites iniciamos uma pequena discussão relativa aos mesmos; por fim repassamos os respectivos “endereços” aos docentes e solicitamos que posteriormente visitassem e deixassem suas opiniões e impressões sobre como a educação pode e deve ser útil de forma a ajudar na educação; assim como de maneira deveríamos melhorar nossos sites para que os mesmos verdadeiramente auxiliassem professores e alunos em seu dia a dia.
Ao termino do HTPC expressamos nossos reais agradecimentos aos presentes e aos responsáveis pela unidade escolar por nos terem permitido participar de um momento todo particular como o encontro em questão.
Pude verificar que a reunião (HTPC) ocorre de uma maneira bastante dinâmica, dando oportunidades para que os professores discutam como estar colocando em prática o planejamento feito no inicio do ano letivo assim como adaptar situações que venham enriquecer o cotidiano escolar.
Josenildo